Mas afinal, o que é o Projeto Preto no Metal?
16/07/2019 08:43 em Redação RocKMetal

O Projeto Preto no Metal será uma reunião de fotografias de músicos negros atuantes no cenário Heavy Metal no Rio Grande do Sul, que resultará em uma exposição de Artes Visuais e um documentário, retratando a realidade destes artistas em um contexto de ainda pouca apropriação étnica versus estilo musical.

 

Preto no Metal: uma retrospectiva de pouca representatividade

 

Historicamente, a música “pesada”, nesse projeto representada pelo estilo Heavy Metal, contou com poucos nomes de personalidades negras, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Na região Sul do Brasil, essa representatividade é ainda menor, por ser uma região de colonização predominantemente européia.

 

O objetivo principal do projeto é proporcionar ao negro uma forma de ter voz ativa no Heavy Metal e, assim, fomentar o seu ingresso nesse cenário, incentivando-o a ter uma carreira na música pesada, seja como músico instrumentista, vocalista ou ainda produtor musical.

 

O projeto surgiu quando a fotógrafa Indy Lopes captou algumas imagens de um músico negro atuante no cenário da música underground em Porto Alegre para compor seu portfólio. Após o ensaio, juntamente com alguns amigos, surgiu a ideia de realizar um ensaio fotográfico somente com músicos negros atuantes na cena Heavy Metal e transformar este material em uma exposição de Artes Visuais.

 

Essa simples sugestão, inicialmente despretensiosa, deu espaço para vários questionamentos quanto à participação dos negros nesse estilo musical e permitiu vislumbrar a criação de um projeto cultural com a intenção de enaltecer sua maior participação no mundo da música pesada, proporcionando reflexões e diálogos que levem à sua representatividade.

 

Coletivo L.I.V.R.E | Os responsáveis pelo Projeto

 

Diante desta iniciativa, um grupo de amigos profissionais das artes, como da Fotografia, Cinema, Publicidade, Produção Cultural e da Música, formaram o coletivo L.I.V.R.E., que está dando voz ao projeto, elevando o questionamento desta falta de representatividade cultural e étnica no metal.

 

Com estes porquês, o projeto visa desmistificar o pensamento de muitas pessoas que insistem em apontar a distinção entre etnia, gênero ou condição social quando se trata da apropriação das Artes, especialmente no Heavy Metal, que é o mote deste projeto.

 

O Projeto Preto no Metal tem como idealizadores e responsáveis Indy Lopes, Dênis Lapuente e Lohy Silveira.

 

Saiba mais sobre o coletivo na pagina do facebook:

https://www.facebook.com/pretonometal/

 

WAGNER SANTOS

Facebook Page Wagner Santos

Whatsapp 5551 992838266

 

Siga-nos nas redes sociais:

https://dominiinferi.com 

https://www.facebook.com/DominiInferiProds/

https://www.instagram.com/dominiinferinews

http://twitter.com/DProds

https://www.youtube.com/user/DOMINIINFERIPRODS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!