Eric Clapton abre mão de indenização em processo contra alemã que vendia CD pirata no Ebay
23/12/2021 14:17 em Colunista - Tairine Martins

 

Após polêmica envolvendo processo de violação de direitos autorais contra alemã que vendia CD pirata no Ebay por 9,95 euros, Eric Clapton abre mão de indenização. 

 

No dia 18 de dezembro o tribunal alemão deu causa ganha para o músico e determinou que a mulher de 55 anos devia cobrir os custos legais de ambas as partes, algo em torno de 3,4 mil euros, cerca de 21 mil reais. 

 

Por conta do processo, Clapton foi alvo de críticas nas redes sociais e na última quarta-feira (22) a equipe do músico emitiu uma declaração pública esclarecendo a decisão de dar início a batalha judicial. 

 

“Na última década, várias gravadoras e artistas conhecidos, incluindo Clapton, contrataram advogados alemães para rastrear milhares de casos de pirataria que desrespeitam as leis de direitos autorais do país.”

 

A Eric Clapton Management colocou que o foco da equipe jurídica do músico é atingir contrabandistas e não indivíduos isolados. Também foi pontuado que ao ser notificada da ilegalidade da venda a mulher respondeu aos advogados do músico que seguissem com o processo. 

 

“Este caso poderia ter sido resolvido rapidamente a um custo mínimo, mas infelizmente em resposta à primeira carta padrão dos advogados alemães, foi colocado: ‘Sinta-se à vontade para entrar com um processo se você insiste nas demandas’. Isso desencadeou a próxima etapa nos procedimentos legais padrão, e o tribunal então emitiu a ordem de liminar oficial.”

 

“Se ela tivesse explicado desde o início todos os fatos em um simples telefonema ou carta aos advogados, qualquer acusação poderia ter sido dispensada e os custos evitados.”

 

Por fim, o comunicado esclarece que o músico renunciou a indenização que devia ser paga pela alemã, assim como determinado pelo Juiz do caso. 

 

“No entanto, quando todos os fatos deste caso específico vieram à tona e ficou claro que o indivíduo não é o tipo de pessoa que Eric Clapton, ou sua gravadora, deseja atingir, Eric Clapton decidiu não tomar nenhuma ação adicional e não pretende cobrar as custas que lhe foram imputadas pelo Tribunal. Além disso, ele espera que o próprio indivíduo não incorra em custos adicionais.”

 

Confira a declaração completa!

Redação: Tairine Martins

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!